quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Uma sociedade hedonista: O prazer como vício



Vivemos em uma sociedade imediatista, e isso pode trazer tanto consequências boas quanto consequências ruins. Ao mesmo tempo em que a satisfação das aquisições aumenta, o vício em conseguir realizar mais desejos aumenta ainda mais.

Com o passar do tempo a sociedade tornou-se mais moderna. Graças a isso,não é necessário esperar muito para termos um desejo realizado. Se quisermos ir ao outro lado do mundo, temos aviões que fazem esse percurso em horas; Podemos assistir tudo o que se passa no mundo em televisões de altíssima definição; Podemos também nos comunicar em questão de segundos com qualquer pessoa através das redes sociais. Como visto, a tecnologia e o progresso aguçaram o imediatismo social, tornando assim mais fácil realizarmos várias coisas ao mesmo tempo de forma rápida e eficaz.

Entretanto, toda essa facilidade trouxe também péssimas consequências. Uma delas é o aumento do vício em ser imediatista. Não conseguir algo em meio a tantas facilidades tornou-se uma grande frustração, mesmo que o sonho ou desejo seja pequeno. E para não sofrer tamanha frustração, algumas pessoas são capazes de tudo e mais um pouco para ter um sonho realizado. Não tem dinheiro para a viagem? Faz um empréstimo; Não tem a TV dos sonhos? Parcela uma nova infinitamente, só não vale ficar sem; O mesmo vale para o computador que acessa as redes sociais.

O vício em ser imediatista é perigoso e a felicidade em ter um sonho ou desejo, a longo prazo, pode trazer grandes dores de cabeça. Nem sempre devemos ceder às facilidades por mais tentadoras que elas sejam.

0 comentários:

Postar um comentário