terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Uma "pequena" falta de respeito que pode causar um grande estrago

Hoje me deparei com uma cena aparentemente considerada normal pela maioria da população. Era considerada normal por mim. Até que eu comecei a refletir. Fim de tarde ensolarada, terminal rodoviário, um empurra-empurra para ver quem entra no ônibus primeiro, e lá dentro? Um calor anormal, um aperto inigualável, corpos se "grudam" automaticamente, odores e perfumes se misturam a todo o instante, não há mais lugar para sentar. Dezenas de pessoas em pé parecendo várias pilhas de dominó, se um cai para o lado leva o restante junto. Avenidas esburacadas, tombos e chacoalhadas de minutos em minutos.




Uma cena comum, presente principalmente no cotidiano de estudantes e trabalhadores que passam por essas e outras situações diariamente. O ônibus segue a sua linha normalmente quando de repente um carro atravessa a avenida e passa na frente do transporte coletivo e em questão de segundos o motorista freia o ônibus de maneira brusca e ágil, todos os passageiros foram pegos de surpresa. O motorista do ônibus certamente assustado e irado com tal imprevisto ainda buzina para o motorista do carro, o qual corresponde  fazendo um gesto obsceno para o mesmo. 

Situações como essa acontecem todos os dias em vários lugares do mundo. E vão continuar sendo normais enquanto a população aceitar de "boca fechada", sem lutarem por seus direitos. Poderia ter acontecido uma colisão ou talvez um grave acidente. O irresponsável dito cujo motorista do carro sabia completamente que ele não poderia ter agido da forma como agiu. Ele colocou a própria vida e a vida de dezenas de pessoas em risco. Ele poderia ter se machucado e pior! Ter machucado outras pessoas que provavelmente estavam retornando aos seus lares, cansadas depois de um longo dia de trabalho/estudos.

Até que ponto pode chegar um ser humano? Até onde pode chegar a falta de educação, a falta de respeito, a falta de moralidade e a falta de prudência em vias públicas como os terminais rodoviários? Até quando teremos que conviver nesses locais, sabendo que saímos de nossas casas sem a certeza de que retornaremos bem, sem a certeza de que estaremos seguros? Quem nos garante a segurança? Quem nos garante o cumprimento das leis, e especifico aqui as leis do trânsito! Ora! Vemos que muitas vezes não nos é garantido nem o cumprimento das leis dos direitos humanos que dirá o cumprimento das leis do trânsito! Será que teremos que viver com medo ou seria melhor depositar a nossa esperança em uma possível medida eficaz tomada por nossos representantes?

7 comentários:

Henrique Araújo disse...

Ótimo texto Mari, realmente a coisa está tensa! De um lado, pessoas que exigem um transporte público de qualidade e de outro, representantes políticos que não fazem nem a metade do que foi prometido em campanha... A responsabilidade disso tudo na minha opinião é do próprio povo que não sabe eleger um bom administrador do poder público... Mas até penso que se mesmo um bom representante for eleito, ele vai encontrar muitos problemas na hora de tentar fazer as coisas do jeito certo...

Marielle Rocha disse...

Obrigada! =D
Verdade viu! Sem contar nos DJ's dos ônibus, esqueci de contar essa parte! Rsrsrs

Henrique Araújo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ai é tenso xD

Marielle Rocha disse...

Muito! kkkkk

Fernanda Sales disse...

é isso mesmo! nos transportes públicos acontecem todos os tipos de calamidades. Não sabemos o dia nem a hora certa de sair de casa e não nos deparar com nada constrangedor. Quando não é acidente é falta de respeito, ou pior ainda nos transportes públicos os assaltos e tiroteios são frequentes, eu mesmo vivenciei isso! e ninguém faz nada pra melhorar. E quem é o culpado nessa história toda? quem que deve se mover para solucionar esse problema?

essa é uma questão muito complexa talvés até impossível de apontar um único culpado! mas talvez se cada um fizesse a sua parte o mundo e o ambiente nos terminais de coletivos seriam bem mais harmonizantes e acolhedores!

Marielle Rocha disse...

Isso mesmo Fernanda... Obrigada pelo comentário! :)

Anônimo disse...

Aproveitando, aqui vai uma animação ótima sobre isso.

http://www.youtube.com/watch?v=jVrvgKRntpI

Postar um comentário