segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O catastrófico fato da irracionalidade humana



Já não é de hoje que temos a ciência de que, segundo pesquisas científicas, o homem é um ser racional, ou seja, ele é um animal privilegiado com a capacidade de raciocínio e interpretação de algo que as vezes nem precise existir, ele planeja antes mesmo de ver o fato planejado, o que é lógico. Mas infelizmente o fato de ter essa característica racional não significa que vá exercê-la, o que é uma lástima tanto para ele mesmo quanto para as pessoas ao seu redor.

Por ter o dom de pensar, o ser humano está acima dos demais animais que habitam nosso planeta. Logo, não é de se admirar que o mesmo seja o líder entre os demais seres vivos. Não há problema algum nisso, já que o homem tem esse poder interpretativo desde sua nascença. Entretanto, há fatos que colocam em xeque toda essa inteligência e superioridade da raça humana perante os demais animais, e um caso recente ocorrido em Iranduba, no Amazonas, é uma prova clara de que o homem desperdiça o dom que tem. No caso em questão, um cidadão matou impiedosamente e com requinte de crueldade um pobre e indefeso gatinho com a atitude macabra de mordê-lo até a sua morte. Isso mesmo, um animal indefeso foi morto à mordidas por um ser que se julga racional, mas que cada vez mais vem provando o contrário disso. Agora pensemos: Como uma pessoa em sua sã consciência teria tamanha maldade de fazer isso com um ser indefeso? Tem outra explicação pra isso a não ser mais uma prova da irracionalidade humana?

É ai que surge o catastrófico fato da irracionalidade humana. Creio eu que para se prestar a fazer um serviço desses ele não esteve em sã consciência, quer dizer, ele realmente não estava, segundo informações do portal R7 o mesmo estava sobre efeito do álcool. Assim, surge uma questão controversa: Seria muita inteligência de uma pessoa premeditar um ato macabro desses e realizar sob efeito de bebida alcoólica ou seria muita irracionalidade um ser encher a cara de pinga e findar aprontando um absurdo desses? A segunda alternativa é que mais convém ao caso. Será que ele não sabe da existência do código ambiental e que maltratar animais é crime? Então porque fazer isso? Por que fazer algo que se sabe que é errado? Não seria o mais alto grau de burrice, de irracionalidade? Ou seria genialidade de uma pessoa fazer algo estúpido mesmo sabendo que aquilo é veementemente condenado por todos? 

Infelizmente o caso do assassino de gatos é mais um motivo para descrer no seu humano e em sua famosa inteligência. De nada adianta tanto estudo, tanta lei, tanta proibição se o subordinado a essas regras não segue-as e nem tem o mínimo de respeito com quem é mais fraco que ele. É lamentável constatar que a única classe animal comprovadamente dotada de pesamento racional é capaz de cometer tamanha brutalidade digna dos priores seres irracionais do mundo, quer dizer, digna do pior ser irracional do mundo, o homem.



3 comentários:

Unknown disse...

Ai,a especie humana ainda tem muitos misterios,pow matar um gatinho a mordidas ate a morte e muita crueldade...aff!

Unknown disse...

Ai,a especie humana ainda tem muitos misterios,pow matar um gatinho a mordidas ate a morte e muita crueldade...aff!

Anônimo disse...

Isso não é racional, é emocional

Postar um comentário