terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Solidariedade: Livre escolha ou dever?


O sentimento solidário é algo que enobrece e engrandece a sociedade e seus cidadãos. Ser solidário não é simplesmente ajudar alguém necessitado, mas sim ter a consciência de que essa ajuda não é um favor e sim uma nobre obrigação.

Em uma sociedade cada vez mais desigual, dar a mão ao próximo tornou-se um ato de heroísmo. Com o mercado de trabalho afunilando e com as diferenças socioeconômicas ampliando, poucas pessoas conseguem visualizar seu semelhante como um amigo, e pouquíssimas se veem na obrigação de ajudar quem ficou para trás. Assim, quem ajuda alguém em meio ao individualismo social é visto, merecidamente, como herói.

Outrossim, é preciso diferenciar solidariedade de assistencialismo. Ser assistencialista é ajudar sem boa vontade porque alguém o obrigou a fazer isso. Além disso, essa ajuda é momentânea e não se perpetua no cotidiano do assistente. Já ser solidário é bem diferente, nesse caso não é necessário que alguém peça ajuda, mas ajudar a quem precisa espontaneamente por questão de consciência é algo rotineiro. Aliás, "repartir o pão" com o próximo sempre que for possível é a maior atitude solidária que alguém pode tomar.

Além disso, as formas de combater a desigualdade são muitas. Desigualdade e necessidade não se resumem apenas na questão financeira, mas também educacional, sentimental e afins. Pode-se ser solidário através de gestos simples como um abraço consolador ou também concedendo à população carente um sistema educacional público eficaz através do voto consciente nos bons administradores do poder público.

A solidariedade é uma obrigação na qual deve-se ter orgulho em cumpri-la. Além do mais, até um simples abraço é uma manifestação solidária. A solução é apelar para o bom senso para que não seja necessário colocar a solidariedade na lista de impostos.

4 comentários:

Fernanda Sales disse...

Isso é a pura verdade! vivemos num mundo de receios e constrangimentos e às vezes até os nossos atos de bondade ficam difíceis de serem utilizados. Mas devemos ser solídários sempre, em qualquer ocasião! assim quem sabe a sociedade não reflete um pouco mais sobre seus atos! A solidarierdade pode até ser um dever mas não deixa de ser um ato humano de livre escolha1

Unknown disse...

bom ponto de vista talvez tentar melhorar alguns aspectos

Unknown disse...

bom ponto de vista talvez tentar melhorar alguns aspectos

Henrique Araújo disse...

Obrigado pelas opiniões, amigos.

Postar um comentário