sábado, 26 de janeiro de 2013

A importância da música



       A música constitui um dos pilares que ajudam na organização social. Ela exerce uma influência muito grande nas pessoas, principalmente em relação aos grupos sociais, estes que muita das vezes se diferenciam justamente pelo gosto musical de seus integrantes.

       Ouvir uma música que gostamos é uma das melhores sensações que podemos sentir. Quando estamos ouvindo uma boa música, conseguimos ir à lugares inimagináveis, somente usando nossos fones de ouvido. Além disso, cada pessoa vai se identificando com um ritmo. Umas gostam da calmaria da MPB; Outras gostam do gingado do samba; outras gostam do rock frenético e assim por diante. Com isso, as pessoas vão criando vínculos de afinidade com outras que possuem o mesmo gosto musical, formando grupos.

       Assim, a música se torna necessária para a sociedade cultural, já que ela tem o poder de unir as pessoas. A partir do momento que as pessoas reúnem-se com o objetivo de trocar informações sobre o mesmo assunto, o nível cultural delas em relação ao assunto abordado só tende a crescer, trazendo benefícios tanto para o grupo que será enriquecido com novas informações quanto os participantes dele, pois saberão mais sobre o ritmo que une o grupo. Não obstante, a importância cultural da música na sociedade é tão grande que ela pode ser um estilo adotado pelas religiões, como no caso da música gospel.

       A música tem uma função social muito importante que é a criação de elos de amizade e conhecimento. A união das pessoas pela música que gostam é necessária para o fortalecimento de seus grupos e a ampliação de suas ideologias sobre eles.

0 comentários:

Postar um comentário