terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Alma vira-lata

É assustadora a maneira como alguns brasileiros enxergam a si mesmos e a seus semelhantes. Por mais que sobre competência no Brasil, falta demasiadamente auto-estima para superarmos nossa inferioridade histórica.

O Brasil atualmente lidera o índice de violência e consequentemente possui um dos piores índices de segurança. Esse fato pode dar a noção a quem o ler de que somos o cúmulo da incompetência e que não somos capazes de fornecer aos brasileiros a sensação de segurança tão almejada. Porém, é necessário entender que um dos maiores culpados por isso somos nós mesmos. O ato de não confiar na polícia na hora da denúncia, ou ate nem prestar um boletim de ocorrência por pensar que isso não resultará na prisão dos culpados, é a prova de que nada pode ser feito sem a ajuda do povo.

Essa falta de auto-estima que o brasileiro possui é o maior vilão de todo esse sentimento de inferioridade que acaba prejudicando o progresso do País.  As eleições são um grande exemplo disso. Por mais que aja campanhas nas mídias incentivando o voto consciente e em candidatos ficha limpa, muitos eleitores vendem o direito de votar e acabam elegendo os piores exemplos de administradores do poder público, causando ainda mais revolta por parte da população que quer pessoas competentes administrando nosso País.

Por mais que tenhamos capacidade de ter um País muito melhor do que o que já temos, a descrença e baixa auto-estima de alguns brasileiros acaba sendo um balde de água fria no progresso nacional. A partir do momento que acreditamos que podemos ser melhores, nós seremos, pois capacidade temos de sobra.

0 comentários:

Postar um comentário